quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sustentabilidade

Como ser sustentável

Tanto se fala de sustentabilidade, aquecimento global e preservação do meio ambiente. Você sabe o que tudo isso significa e como tem relação com a sua vida? Sabe como pode colaborar e como suas atitudes farão diferença?

Falando assim, pode parecer um assunto confuso e longe da realidade. Mas, a sustentabilidade está mais perto do que imaginamos e presente no nosso dia a dia.

O que significa?

Seu principal objetivo é manter equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental. Ou seja, ela sugere que seja feito um consumo e produção de bens com consciência, sem afetar o meio ambiente. 
Essas atitudes devem ser aceitas pela cultura da sociedade e não podem prejudicar o futuro das próximas gerações


Por que ajudar?
É importante lembrar que a ideia da sustentabilidade não cita apenas o futuro das próximas gerações. O problema já é presente. Por isso, a importância de nos conscientizarmos como nossas atitudes podem interferir na saúde do planeta.
As secas no nordeste, a falta de água em várias regiões do mundo, as enchentes e oaumento da temperatura da Terra, são algumas consequências causadas pelo mau uso dos bens da natureza.
E não é só isso, desastres naturais, como tsunamis e terremotos, também podem ser resultados do comportamento do homem

Como ajudar?


Por ser um assunto global, cada pessoa tem seu compromisso para salvar o planeta. 
Economizar água e energia; reciclar materiais; não jogar lixo nas ruas; separar o lixo; descartar o óleo corretamente, plantar árvores e escolher produtos com menos embalagens plásticas são algumas dicas que podem ajudar na preservação do meio ambientePreferir o consumo de produtos de empresas com atitudes sustentáveis também contribui.
Além, de essas dicas serem práticas você pode economizar um dinheiro extra com as economias e faturar a mais com a reciclagem.

Assista ao vídeo abaixo e faça uma reflexão:

Será que eu estou contribuindo para termos uma comunidade mais sustentável?



Ser ecologicamente sustentável significa apostar numa forma de desenvolvimento que não prejudique o planeta na atualidade e satisfaça às reais necessidades humanas das próximas gerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário